quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pesquisa de Campo

Para analisar o impacto da televisão, foi realizada uma pesquisa onde foram entrevistadas pessoas da classe média, com idade entre 19 e 80 anos, na região de Socorro - São Paulo.

Para isso, foi perguntado o número de televisores, o número aproximado de horas que as pessoas assistiam por dia, se elas assistiam televisão durante as refeições, tipo de programação; Perguntou-se, também, a opinião das pessoas sobre censura e se a televisão é uma boa fonte de informação. A partir dos dados coletados, podem-se observar fatos interessantes. De todos os entrevistados 48,5% assistem televisão durante as refeições. 85,3% têm no mínimo duas televisões sendo que 50% tem três ou mais televisões. Das horas assistidas por dia, 66,2% das pessoas assistem mais do que uma hora de televisão por dia, mas apenas 25% assistem por três ou mais horas. As perguntas sobre opiniões constroem gráficos igualmente interessantes:

Como se observa do gráfico acima, grande parte dos entrevistados acham que a televisão é uma fonte confiável de informação, apesar de muitos dos entrevistados citarem que grande parte da informação fornecida pelos telejornais é manipulada de alguma forma. 38% das pessoas acham que, dependendo do canal ou do programa, é possível obter boa informação. Esses mesmo 38% citaram, em algum momento da entrevista, que se obtém essa qualidade da informação através de canais de TV paga. Boa parte dos 18% que consideram que a televisão não fornece informação com qualidade assiste televisão e, quando questionados, afirmaram assistir por diversão. Muitos citam também que nas redes de televisão (principalmente da TV aberta), a maioria dos programas possui baixo nível de informação por buscarem a audiência, o que prejudica seu conteúdo.

Das pessoas entrevistadas, apenas 21% acreditam que a televisão não influencia no comportamento e, como era de se esperar, 79% das pessoas acredita que a televisão influencia de alguma forma. A maioria dos entrevistados cita os jovens como alvos da propaganda e o alto grau de consumismo entre eles. 38% dos entrevistados afirmam haver algum modo de identificação das pessoas pelos personagens criados pelos programas de TV. Relacionando com o que foi dito anteriormente sobre a propaganda e consumismo, 16% das pessoas entrevistadas acham que propagandas e programas de televisão determinam como devemos nos alimentar, vestir, agir, etc. 25% afirmam que compramos uma imagem a partir do que assistimos.

Podemos relacionar os dados coletados com como os televisores influenciam no comportamento das pessoas seguindo o seguinte raciocínio: Quanto mais horas as pessoas assistem por dia de televisão, menos horas possuem para trocar informações entre si, diminuindo o relacionamento. Quanto maior o número de televisões, considerando que cada indivíduo de uma mesma residência se interessa por programações diferentes, mais eles se distanciam, pois cada indivíduo assiste a programação de interesse individualmente. De modo análogo podemos analisar o fato de que familiares se alimentam em frente à televisão. Juntando essas hipóteses, mais fica claro como os televisores podem influenciar nas relações familiares. Os outros dados pesquisados, como opiniões de censura e sobre a televisão como fonte de informação, não se relacionam diretamente com o foco da pesquisa, mas nos indica dados interessantes sobre como as pessoas avaliam a televisão. Esses dados podem nos fornecer, também, análises de por que as pessoas assistem mais ou menos televisão e, se assistem, por que o fazem.

2 comentários:

  1. Pessoal,
    faltam informações: influência da televisão em que sentido, de que tipo? Quem vocês entrevistaram? Onde? Como? Isso precisa ficar claro na apresentação do blog, logo em que se abre.
    profa. Keila

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  2. Professora Keila,

    Quem, Onde estão no primeiro parágrafo do texto. E no texto estão as perguntas realizadas (indicando Como foi realizado). No último parágrafo indicamos qual o sentido da influência da televisão que estamos procurando (o impacto nas relações familiares), não só neste texto mas como em todos os textos postados no blog.

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